quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

RECORDAR É REVER: McQUADE - O LOBO SOLITÁRIO.

Filmes.
Recordar é rever: McQuade - O Lobo Solitário.

Não foi a toa que Chuck Norris ganhou fama de fodástico indestrutível nas várias frases que invadiram a grande rede. Com uma falta de expressão facial que se encaixava perfeitamente nos seus personagens durões, que distribuiam porrada e realizavam feitos heróicos, seus filmes foram responsáveis por transformar o ícone astro de filmes de ação B no maior fenômeno da internet que se tem notícia. McQuade - O Lobo Solitário, produzido em 1983 e exibido exaustivamente na saudosa Sessão das Dez do SBT, é um dos principais responsáveis por este fenômeno. Dirigido por Steve Carver, Norris é o personagem título, um ranger do Texas durão, praticamente sem nenhum amigo, que usa métodos nada convecionais, porém, eficazes, para detornar com a bandidagem. E o negócio vira pessoal quando sua filha Sally (Dana Kimmell) que além de ver seu namorado fuzilado, é jogada de um penhasco, após eles testemunharem um roubo de armas. McQuade fica puto da vida e correr atrás da bandidagem, liderada pelo cruel Rawley Wilkes (o saudoso David  Carradine, outra lenda dos filmes de ação B, que estrelou a série televisiva Kung Fu e deu vida ao vilão Bill, nos dois Kill Bill de Tarantino). Apesar de sempre agir solitariamente, desta vez o caladão durão contará com a ajuda do policial Kayo (Robert Beltran), do veterano ranger Dakota (L.Q. Jones) e da caliente Lola (a lindíssima atriz nicaraguense Barbara Carrera), amante do vilão.

O filme é disparado um dos melhores estrelado por Norris, graças a mistura perfeita de western com artes marciais. Aparentemente Carver é fã dos clássicos western spaghetti e faz de McQuade um filmaço à moda antiga deste gênero, com todos os elementos trazidos para um filme de ação e artes marciais, nos brindando com sequências inesquecíveis, que ganham mais força com a perfeita trilha idêntica a dos clássicos bangue-bangue. Destaque para o embate entre Norris e Carradine, muito bem realizado e que impressiona pelo realismo. Ambos os atores estão perfeitos e dão um show de artes marciais. McQuade encaixa-se perfeitamente no barbudinho que está perfeito como um clássico herói de Western, durão e relaxadíssimo no visual. Um personagem tão fodástico que junto com o mítico Braddock é o seu personagem mais inesquecível. Curiosamente, o ator  repetiu a dose, dez anos depois, com a bem sucedida série televisiva Walker, Texas Ranger (no Brasil, ganhou os toscos títulos de Chuck Norris: O Homem da Lei e Chuck Norris é  a Lei.), onde ele volta a interpretar um ranger do Texas durão, que resolve os casos na porrada. 

Com todos estes ingredientes, que inclui um clássico embate da história do cinema, McQuade - O Lobo Solitário é um filme de ação excepcional, com um enredo muito bem conduzido e sequências de lutas empolgantes. Um clássico moderno, que não envelheceu com o tempo, mas que infelizmente é mais um que amarga o inexplicável sumiço das grades televisivas nacionais. Um filmaço inesquecível para ser visto e revisto.  

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Capa do DVD nacional do filme, difícil de encontrar.
Abaixo, trailer, infelizmente, sem legendas, deste filme fodástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário