sábado, 21 de janeiro de 2012

VAN DAMME NUM FILMINHO "B" ACIMA DA MÉDIA.

Filmes.
Van Damme num filminho "B" acima da média.

Atualmente rodando o aguardado Os Mercenários 2 e presença semanal garantida na madrugada da Globo, Jean Claude Van Damme é um astro de filmes de ação que começou atuando em produções modestas de artes marciais da saudosa Cannon, estourou e atuou em super produções hollywoodianas, fez a estupidez de se meter com as drogas no auge de sua carreira, se livrou das malditas, deu a volta por cima na vida pessoal, mas a carreira acabou declinando para filminhos classe Z piores que os do começo da carreira. Como se isso não bastasse, mesmo na merda, deixou-se levar pelo orgulho a ponto de negar convites irrecusáveis. Parece que a ficha finalmente caiu e o astro corre contra o tempo para dar um novo rumo a sua carreira. Particularmente, torço para que após o lançamento da nova reunião de astros de ação A e B, promovida por Sylvester Stallone, finalmente, o baixinho belga dê a merecida volta por cima na sua carreira. Enquanto aguardamos o que acontecerá com sua carreira após Os Mercenários 2, vamos ainda assistir muito filminho B, lançado diretamente em home vídeo. É o caso de Jogos Letais, filme indicado pelo nosso visitante Felipe (antes tarde do que nunca, né?), que acabei de assistir online.

Nesta segunda parceria com o astro de filmes de ação B, Scott Adkins (os dois atuaram juntos antes Operação Fronteira e depois se reencontraram nos inéditos Soldado Universal: Uma Nova Dimensão e Os Mercenários 2), traz uma trama interessante, acima da média dos atuais filminhos B estrelado por Van Damme. O baixinho interpreta o assassino durão e caladão Vincent Brazil, que não nega serviço por um bom pagamento em diamantes. Já Adkins é Flint, outro assassino profissional, mas aposentado após sua esposa ficar em estado vergetativo depois de ser brutalmente espancanda e violentada pelo cruel traficante Polo (Ivan Kaye, convicente até na cara de mau). Querendo que  Flint saia do esconderijo, a fim de ferrá-lo e pegar a grana preta que está com ele, policiais corruptos da INTERPOL soltam o bandidão. Os dois assassinos, por motivos diferentes (um pela grana, outro pela vingança), atacam o carinha e um acaba atrapalhando o serviço do outro. Evidente que inicialmente os dois se estranham, mas acabam se unindo, tanto para ferrar com o bandidão e sua quadrilha, como também para sobreviverem as armadilhas que lhes são armadas.

O filme começa num ritmo morno, bem ao estilo dos filminhos "B" da atual fase do eterno Dragão Branco. Mas antes dos trinta minutos, quando os dois astros se encaram pela primeira vez, começa a melhorar, ganhando ritmo e ótimas sequências de ação. Adkins é o grande destaque do filme e detona nas sequências de ação, ao contrário de Van Damme, visivelmente cansado e envelhecido, não lembrando em nada o astro promissor e carismático das fases inicial e de ouro de sua carreira. Infelizmente, o astro apenas cumpre tabela e sua atuação só não é um fiasco total, porque decola nas cenas ao lado de Adkins, mostrando um perfeito entrosamento.

Curiosamente, Van Damme colocou seus filhos, Christopher e Bianca, para atuarem no filme, algo que está começando a ficar costumeiro. Enquanto o filhão ganha um personagem de relativo destaque, como um dos policiais corruptos, a filhinha do papai paga um micaço, como a esposa de Flint, uma personagem que além de entrar muda e sair calada, passa o filme todo em cima de uma cama, em estado vergetativo. Ao menos a garota é uma das produtoras do filme. Agindo assim, parece que Van Damme é um pai à moda antiga, bem ao estilo de um personagem do gênio Chico Anysio, que dizia: "Que solta o bode, mas prende a cabrita!". rsss...

Com um enredo interessante, repleto de reviravoltas e uma parceria perfeita entre os dois astros de ação de filmes "B", Jogos Letais é um agradável supresa, que com certeza agradará aos fãs menos exigentes do gênero e de ambos atores. Em comparação aos filmes antigos do baixinho apanha feio, mas, em compensação, dar uma surra maior que a Chong Li levou de Frank Duxx, na maioria dos filmes da atual fase decadente do astro. Fase que, aliás, desejamos que se encerre após o lançamento de Os Mercenários 2. Afinal, Van Damme merece uma segunda chance na sua carreira que tanto prometia. Nota 8,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário